27º Congresso Brasileiro de Mastologia e XIV Simpósio Internacional de Mastologia SIM RIO 2025

Regras e prazos


Data limite para envio dos trabalhos

25/04/2025

Data limite da avaliação dos trabalhos

a definir

 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

  • DA ORGANIZAÇÃO: 

1.1 O 27º Congresso Brasileiro de Mastologia e XIV Simpósio Internacional de Mastologia - SIM RIO 2025, organizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e SBM – Regional Rio, visa promover a Educação Continuada e ocorrerá no período de 25 a 28 de junho de 2025, no Centro de Convenções Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro/RJ.

1.2 Não caberá revisão da decisão única e definitiva da Comissão Científica a respeito da aprovação dos Temas Livres.

 

  • REGRAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

2.1 Para submissão do(s) trabalho(s) científico(s), o(a) primeiro(a) autor(a) e um(a) dos(as) coautores(as) deverão estar obrigatoriamente inscritos no evento, mediante pagamento de inscriçãoO(a) autor(a) responsável pela apresentação do trabalho selecionado como TEMA LIVRE deverá estar inscrito(a) no evento.

2.1.2 Cada trabalho poderá ter o limite máximo de seis (6) participantes, sendo um (1) autor principal e cinco (5) coautores.

2.1.3 Congressistas não médicos (fisioterapeutas, acadêmicos, etc...), que que estiverem inscritos no curso multidisciplinar podem submeter seus trabalhos para o congresso.

2.2 A submissão deverá ser realizada online por meio do sistema de submissão de trabalhos até a data limite de 25 de abril às 23h59 (horário oficial de Brasília). Não serão aceitas inscrições de trabalhos por outro meio que não seja o sistema de submissão de trabalhos no site do evento.

2.3 O(a) autor(a) responsável pela submissão receberá todos os comunicados relativos à submissão dos trabalhos e suas respectivas avaliações e resultados, ficando responsável por transmiti-los aos demais autores(as).

2.3.1 Somente o(a) autor(a) responsável pela submissão poderá solicitar o cancelamento de um trabalho submetido. Lembrando que após a data limite para submissão não é possível edição do resumo.

2.3.2 Caso o autor responsável delete o trabalho do sistema de submissão após data limite, ele será automaticamente considerado como não enviado. 

2.4 O(a) autor(a) responsável pela submissão será responsável pela conferência dos dados de todos os participantes do trabalho, no ato da inscrição.

 

  • DAS ESPECIFICAÇÕES DOS TRABALHOS:

3.1 Só serão aceitos resumos de trabalhos que tenham relação ou interesse à Mastologia. Os que não atenderem a esses pré-requisitos serão desclassificados.

3.2 Serão aceitos os seguintes tipos de estudo: caso controle; coorte; ensaio clínico randomizado, estudo experimental; estudo observacional; revisão sistemática; revisão sistemática com metanálise; séries de casos e relato de caso.

3.3 Não é permitida a divulgação de conteúdo promocional ou comercial no conteúdo do trabalho. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico, e equipamentos, pela referencial do produto.

3.4 A identidade do(a) paciente deve ser preservada. Nenhum dado que permita sua identificação poderá ser apresentado. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.

3.5 COMITÊ DE ÉTICA: O(a) autor(a) de trabalhos originais deve informar se o trabalho tem aprovação do Comitê de Ética via Plataforma Brasil. Se sim, deverá informar o número do CAAE no ato da submissão do resumo preenchendo o campo correspondente.

3.6 Caso o estudo esteja associado a fomento, o número e instituição que ofereceu o fomento devem ser informados no cadastro.

3.7 Deve ser declarado se há conflito de interesse no trabalho submetido. 

3.8 Os trabalhos poderão passar por detector de plágio e/ou inteligência artificial, e caso seja detectado tais condições, o trabalho não será classificado para apresentação. Se o trabalho tiver sido publicado pelo próprio autor, não será considerado plágio.

3.9 Trabalhos publicados com prazo máximo de 6 meses de antecedência ao evento deverão ser identificados no ato da inscrição, com a data da publicação e a respectiva revista.

3.10 O abstract deve ser estruturado com o máximo de 5000 caracteres.

3.10.1 No texto NÃO devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), o serviço de onde fazem parte, ou onde foi realizado o estudo. 

3.10.2 O título deverá ser conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo.

3.10.3 Estudos baseados em método científico (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes etc.) devem ter as seguintes seções: “Introdução/Objetivos”, “Método”, “Resultados”, “Conclusões”.

3.10.4 Estudos não baseados em método científico (relatos de caso, descrição de séries etc.) devem conter as seguintes seções: “Introdução, “Relato de caso” ou “Descrição de série”, “Discussão”.

3.10.5 Não é necessário informar referências bibliográficas na inscrição dos resumos, mas podem ser citadas na exposição como E-poster e, caso selecionado como Tema Livre, em apresentação durante o congresso.

3.11 Os estudos serão avaliados frente a seis critérios específicos, devendo o pesquisador ficar atento aos itens que serão avaliados, a saber:

  • Originalidade
  • Ética em Pesquisa: Aprovação na Plataforma Brasil
  • Metodologia: Método (Nível de Evidência)
  • Metodologia: Desenho do Estudo/Resultados/Conclusões
  • Relevância (Científica, Clínica ou Social)
  • Fomento

3.12 Estudos retrospectivos com número limitado de casos ou série de casos de afecções habituais serão selecionados se houver possibilidade, e apresentados somente sob a forma de e-Poster.

3.13 O(a) autor(a) responsável pela submissão poderá acompanhar no sistema do evento as informações sobre a aprovação, ou não, do resumo de trabalho inscrito. Através do site do evento, os(as) autores(as) terão acesso às informações sobre prazos para submissão de resumos, download do slide padrão, envio da exposição, entre outras informações pertinentes.

3.14 Os autores dos trabalhos APROVADOS serão comunicados com antecedência por e-mail.

3.15 Caso haja dúvidas sobre o processo de submissão, forma de envio ou qualquer instabilidade no sistema, deve-se entrar em contato com o suporte pelo e-mail: cbm.simrio@audieventos.com

 

  • DAS EXPOSIÇÕES COMO E-POSTER E APRESENTAÇÃO COMO TEMA LIVRE: 

4.1 Todos os resumos selecionados pela avaliação da Comissão Julgadora serão expostos na forma de “E-poster”.

4.2 O melhor trabalho, considerando a média final das avaliações da Comissão Julgadora, além de exposto como E-poster durante o evento, também será apresentado na forma de TEMA LIVRE na programação científica do congresso, em sessão a ser definida, com tempo da apresentação de 10 minutos.

4.3 Os trabalhos selecionados como E-poster deverão ser enviados em JPEG, no formato retrato “widescreen” (9:16) (19,05 cm de largura x 33,867 cm de altura), salvando o arquivo com o número da ID do trabalho + título do trabalho. Cada e-poster deverá ter no máximo dois slides, com o complemento "página 1" e "página 2" no nome de cada arquivo enviado (Exemplo: "001 - Título do trabalho - página 1", "001 - Título do trabalho - página 2"). A comissão disponibilizará um template específico. 

4.4 Todos os trabalhos selecionados serão publicados no Abstract Book do evento, o qual será disponibilizado no site do congresso.

 

  • DAS PREMIAÇÕES: 

5.1 Os dois primeiros colocados receberão premiação durante a programação científica do evento e serão divulgados em Boletim Especial:

  • 1° colocado: 5 mil reais.
  • 2° colocado: 3 mil reais.

 

 

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